Na última semana, voluntárias da ONG Viver marcaram presença no 23º Congresso Nacional de Voluntários das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (CONVOCC), realizado em São Paulo. O evento, promovido pela CONIACC, teve como tema "O Ser Humano, sendo Humano", destacando a importância da humanização no atendimento às crianças e adolescentes com câncer, além de promover discussões sobre inovações no tratamento.
Durante o congresso, temas como saúde existencial, equoterapia, musicoterapia e clownterapia foram amplamente debatidos, proporcionando novas abordagens de cuidado e apoio. Além disso, foi abordado o impacto dos efeitos tardios da oncologia pediátrica e a busca por terapias inovadoras, sempre considerando o bem-estar emocional das crianças e suas famílias.
Para Sharlen, voluntária da ONG Viver, participar do evento foi uma experiência enriquecedora: "As trocas de experiências e os conteúdos apresentados durante o evento reforçam a importância de um olhar humanizado no tratamento, inspirando práticas que considerem o bem-estar emocional e físico das crianças e suas famílias. Isso se traduz em um atendimento mais acolhedor e empático", destacou.
Com mais de 22 anos de atuação, a ONG Viver segue seu compromisso de oferecer suporte integral a crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer. A participação no CONVOCC 2024 trouxe novas perspectivas e reforçou a relevância de integrar práticas inovadoras e humanizadas, fundamentais para o impacto positivo no tratamento e no cuidado com os assistidos.