Na última segunda-feira, 02 de agosto, a Ong Viver lançou oficialmente a Campanha Setembro Dourado, que promove a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil, doença que já é considerada a principal causa de morte entre crianças e jovens de 0 a 19 anos, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA).

No evento de lançamento, que aconteceu na sede da ONG Viver, estiveram presentes algumas autoridades, como o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, o secretário municipal de saúde, Felippe Machado, a oncologista pediátrica Tânia Anegawa, do Hospital do Câncer de Londrina, o presidente da ONG Viver Paulo Bortone, entre outros representantes de entidades e órgãos públicos. A ação teve ampla cobertura da imprensa.

A Campanha, encabeçada pela ONG Viver, trabalha a conscientização da sociedade para que crianças e adolescentes acometidos pela doença possuam um aumento significativo nas chances de cura e na expectativa de vida, segundo a Dra. Tânia Anegawa, oncologista pediátrica do HCL. “O diagnóstico precoce é fundamental para garantir as melhores expectativas de vida, melhore as taxas de cura e garante o sucesso desse tratamento. E garante que essa criança chegue ao final do tratamento com menos toxicidade (menos ingestão medicamentosa agressiva), menos cirurgias agressivas. Essa campanha é fundamental para alertar a população. Ainda não temos a cura total do câncer, de todos os tipos de câncer, pois ele existem diversos tipos. O câncer de mama, por exemplo, é diferente de uma leucemia, mas existe possibilidade de cura sim, para o câncer infantojuvenil se ele for descoberto precocemente”.

O recado é claro: estar atento aos sinais e sintomas do câncer infantojuvenil é fundamental para o diagnóstico precoce. Os principais sinais e sintomas do câncer infantojuvenil, de acordo com a Dra. Tânia, são: “perda de pesa, fadiga, manchas no corpo, febre prolongada, aparecimento de massas, caroços, reflexo branco nos olhos, e dor de cabeça intensa e que não melhora com medicamentos, analgésicos comuns”. Esses sintomas, ao persistirem, devem ser investigados, pois caso estejam relacionados com a doença, podem auxiliar no diagnóstico precoce da mesma. 

Ao longo do mês de setembro, a Viver realizará diversas ações de conscientização com os seus parceiros, além de promover uma campanha publicitária sobre o tema. Além disso, diversos prédios públicos estarão iluminados na cor dourada para fazer alusão à campanha. Acompanhe o Instagram da Viver e fique por dentro das ações realizadas.

Este site usa cookies para fornecer a funcionalidade necessária do site, melhorar sua experiência e analisar nosso tráfego. Ao usar nosso site, você concorda com nossa Política de Privacidade e uso de cookies.