Setembro foi um mês muito agitado e repleto de atividades na Viver. Mas se existe um grande motivo a ser comemorado por aqui, se trata da aprovação e sanção da Lei Municipal 12.918/2019, que institui no calendário oficial do município a campanha Setembro Dourado, que remete à conscientização e combate ao câncer infantojuvenil. O projeto de lei teve a autoria dos vereadores Tio Douglas, Eduardo Tominaga e José Roque Neto, e foi sancionada pelo prefeito Marcelo Belinatti no dia 19 de setembro.  

“Para nós, uma grande conquista. Essa lei vai ampliar a abrangência da campanha “Setembro Dourado”, abrindo portas para ações mais efetivas de conscientização e combate ao câncer infantojuvenil, além de aproximar a administração pública desta causa, que carece de atenção e investimentos. Deixo aqui a nossa gratidão a todos os vereadores, prefeito, assessores e demais envolvidos neste trabalho”, afirma Maria Aparecida Marques Lima, presidente da Viver.

Ela conta que o diagnóstico precoce é o maior desafio quando se fala em câncer nas crianças e adolescentes com idade entre 0 e 19 anos.  “Os sintomas são muito semelhantes aos de patologias comuns em crianças e adolescentes, e isso dificulta o diagnóstico, pois primeiro pensa-se em outras possibilidades mais simples, e enquanto isso, a doença vai avançando e o tempo vai ficando mais curto. Com a lei, teremos mais facilidade em realizar campanhas em escolas e instituições, capacitar médicos, divulgar os sintomas, enfim, colaborar para que o diagnóstico precoce aconteça cada vez mais”, completa a mesma. 

Agradecimentos – Vereadores Tio Douglas, Eduardo Tominaga e José Roque Neto, bem como seus assessores, além do prefeito Marcelo Belinatti e seus assessores.