A campanha “Desafio Betina”, realizada pelos Escoteiros e impulsionada pela Betina - paciente assistida pela Viver, que tem apenas quatro anos e mora em Maringá – superou muito as expectativas e a meta estabelecida. O desafio lançado nas redes sociais aos Escoteiros era a arrecadação de uma tonelada de alimentos para a ONG Viver, entidade que acolhe, ampara e apoia crianças e adolescentes que estão em tratamento contra o câncer em Londrina.

Com o lema “Sempre alerta para servir”, eles aceitaram o desafio e mobilizaram seis grupos de escoteiros para promover a arrecadação. Os grupos participantes em Londrina foram o Verde Vale e o Andrômeda. De Maringá, participaram os grupos Estrela do Norte, Verde Canção e Novo Horizonte, e de Cambé, o grupo Harmonia. Além de toda a arrecadação promovida por eles, a comunidade também teve papel muito importante para o sucesso da ação: cerca de 20% das doações foram voluntárias, ou seja, partiram de iniciativas da população em colaborar com a campanha.

As ações de arrecadação aconteceram em duas etapas - a primeira, no dia 24 de abril, e a segunda no dia 15 de maio – e simultaneamente em Londrina, Maringá e Cambé. Na primeira etapa, foram arrecadados 5.025kg de alimentos, e na segunda etapa, mais 2.693kg, totalizando 7.718kg. O resultado superou muito a meta estabelecida inicialmente, e isso permitiu que a campanha fosse ainda mais abrangente. 

“O Desafio Betina tomou uma proporção muito maior do que a esperada, e a expressiva arrecadação permitiu que os escoteiros não só sanassem a necessidade imediata de alimentos da Viver, mas também ajudassem outras dez instituições de Londrina e Maringá. Isso nos deixa muito contentes, tanto por sabermos que outras instituições que prestam um trabalho social de excelência foram contempladas com a ação, quanto por vermos como existem pessoas que abraçam as campanhas e a luta por um mundo melhor”, conta a Presidente da Viver, Maria Aparecida Marques Lima, a Cidinha.      

As entidades beneficiadas com a ação, além da ONG Viver, foram o Hospital do Câncer de Londrina, Hospital Universitário de Londrina, Ambulatório do HU, Associação Promocional Londrina Viva, Instituto União para a Vitória, Paróquia São Vicente de Paulo, Paróquia Nossa Senhora do Carmo e  Associação MMA – Ministério de Missões e Adoração, todas de Londrina, além da RFCC – Rede Feminina de Combate ao Câncer e a Entidade Ecumênica Amor ao Próximo, ambas de Maringá.

“O mundo precisa urgentemente de pessoas mais caridosas. Pessoas que se doam pelo simples fato de fazer o bem ao seu próximo, independentemente de quem seja e sem pensar em retribuições. Ter organizado o projeto me trouxe uma gratidão inexplicável, indescritível. E o êxito desta campanha só foi possível graças ao empenho e dedicação de todos que doaram e acreditaram nela. Somos gratos de termos aproveitado a oportunidade em colaborar com as instituições que prestam auxílio aos mais necessitados. Sempre alerta para servir!”, completa Tatiana Batyras, chefe do grupo de escoteiros Novo Horizonte, de Maringá.  

Confira abaixo mais números e algumas fotos da campanha.